NO MÊS DO BEM-ESTAR ANIMAL, JBS DEMONSTRA AS SUAS MELHORES PRÁTICAS SOBRE O ASSUNTO

O tema é um pilar central da JBS e sua importância é trabalhada 

diariamente em todas as operações da Companhia

 

Outubro é, tradicionalmente, o Mês do Bem-Estar Animal na JBS. No evento, que nasceu em comemoração ao Dia Mundial dos Animais (4 de outubro), a empresa realiza uma série de ações de conscientização com colaboradores e parceiros sobre a importância do Bem-Estar Animal, um dos quatro pilares estratégicos da área de Sustentabilidade que permeia toda a cadeia produtiva da Companhia.

 

Justamente por isso e para reforçar o compromisso com o tema, foi lançado o selo institucional de Bem-Estar Animal. A chancela simboliza e unifica as discussões e as iniciativas em todos os negócios de proteínas animais (bovinos, aves e suínos) da Companhia no Brasil, por meio das operações da Friboi e da Seara.

 

O selo está sendo aplicado nos uniformes dos colaboradores que trabalham no manejo de animais; em peças gráficas de comunicação e kits de Bem-Estar Animal para pecuaristas e produtores integrados; além de outros materiais (internos e externos) relacionados ao tema.

 

O lançamento do selo ocorreu no próprio Dia Mundial dos Animais, ocasião que também contou com ações para os colaboradores da matriz, na Vila Jaguara. No dia, foi servido um almoço especial com os produtos Seara Da Granja, linha que possui certificação em Bem Estar-Animal. Na mesma ocasião, os colaboradores tiveram oportunidade de conhecer uma carreta que tem como foco o Bem-Estar Animal, trazida pela Friboi, em parceria com a TRP Caminhões Seminovos, divisão da JBS Novos Negócios.

 

Neste mês de novembro, a Companhia ainda marcou presença no Simpósio Internacional de Bem-Estar Animal: uma estratégia de negócio sustentável. Promovido pelas ONGs “Proteção Animal Mundial” e “Humane Society International”, o evento proporcionou interação entre os representantes dos setores de alimentação, produção, varejo, financeiro, academia e governamental em torno das ações e compromissos voltados à proteção e promoção do assunto nas cadeias de aves e suínos. ​

 

Friboi reforça as suas práticas em Bem-Estar Animal

 

A Friboi também liderou importantes esforços sobre o tema. A empresa iniciou mais uma fase da “Vacina, Peão!”, campanha educativa direcionada aos pecuaristas de todo o país sobre a vacinação correta contra a febre aftosa, cuja meta é evitar prejuízos para os elos da cadeia produtiva de carne bovina.

 

O diretor de Relacionamento com Pecuaristas da Friboi, Fábio Dias, explica que o objetivo é aprimorar a eficiência da cadeia produtiva e padronizar a técnica de aplicação da vacina. “Contribuímos com o bem-estar dos animais, minimizando possíveis erros, o que compromete a produtividade no caso de descarte de carcaças. Dessa maneira, evitamos prejuízos para os criadores, as indústrias e o setor de maneira geral”, ressalta Dias.

 

Outra importante iniciativa relacionada ao Bem-Estar Animal foi o lançamento do manual de “Boas Práticas de Manejo – No Curral”, pela Friboi em parceria com a MSD Saúde Animal e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O guia tem como objetivo aprimorar as condições do manejo de bovinos, reduzindo o risco de acidentes e minimizando os fatores de estresse tanto para os animais como para os profissionais envolvidos no processo.

 

Ainda na semana destinada aos bovinos, o Professor Mateus Paranhos foi convidado para ministrar palestra para os colaboradores da matriz, em São Paulo, sobre a relação direta do Bem Estar-Animal com Sustentabilidade, tema que ganha cada vez mais relevância global.

 

“O Bem-Estar Animal é estratégico para a JBS, principalmente pelo respeito aos animais e, também, pela possibilidade de agregarmos valor aos nossos produtos e, dessa maneira, garantirmos a satisfação dos clientes. O diferencial está nas boas práticas que incentivamos diariamente na atuação dos colaboradores”, destaca a diretora de Qualidade da Friboi, Emília Raucci.

 

Seara promove ações sobre o tema para colaboradores

 

Já as unidades de aves e suínos da Seara também realizaram diversas atividades em celebração do Dia Mundial dos Animais, reforçando o engajamento sobre a relevância do tema. Um concurso sobre o “Melhor processo de descarregamento e condução dos animais” premiou as unidades de suínos de Itapiranga (SC), Dourados (MS) e São Miguel do Oeste (SP), respectivamente.