COMPROMISSO SUSTENTÁVEL: JBS AMBIENTAL É EXEMPLO EM ECONOMIA CIRCULAR

Referência no assunto, a divisão da JBS Novos Negócios foi uma das convidadas para evento

organizado pela Arcos Dourados e participou de integração sobre o tema na UFSCar

 

As últimas semanas foram agitadas para a JBS Ambiental, Unidade da JBS Novos Negócios, com a participação em eventos e visitas a instituições parceiras visando reforçar as iniciativas em economia circular.

 

A empresa foi convidada pela Arcos Dourados, maior franquia do McDonald´s do mundo e que atua com a marca em 20 países das Américas, para participar do Ideathon de Economia Circular, uma espécie de maratona para incentivar o desenvolvimento de soluções relacionadas ao tema. O evento aconteceu no dia 9 de novembro, em São Paulo.

 

A JBS Ambiental foi representada pelo supervisor de P&D, Fabio Maranho, e pela coordenadora de Projetos Maria Paula Bibar, que participaram dos grupos com os temas “Como implantar Economia Circular na esfera Pública” e “Como as ONG’s podem contribuir para Economia Circular”.

 

O grupo de Maranho ganhou o troféu de 2º lugar, com a proposta de uma solução voltada ao melhor aproveitamento dos móveis escolares no ensino público. “Propusemos criar ferramentas para implantação de Economia Circular para mobília das escolas municipais, com o objetivo de reformá-las e disponibilizá-las, reduzindo assim o custo com aquisição de novos móveis”, explica o supervisor.

 

A equipe de Maria Paula criou uma plataforma online, em forma de ranking, voltada a acelerar a evolução da economia circular nas indústrias. “A ideia foi gerar visibilidade para as instituições que implementarem em seus processos ações de economia circular a partir de uma pontuação”. A ideia foi premiada com o 3° lugar na maratona.

 

A coordenadora lembra que o negócio da JBS Ambiental, por si só, é um case de Economia Circular. Seguindo o conceito de ciclo fechado, o processo de uso do plástico passa por três fases na empresa: 1 – a compra da resina virgem para a produção de embalagens para alimentos para a Friboi; 2 – o primeiro reuso das embalagens transforma o plástico usado em capas de paletes utilizados pela JBS Couros; 3 – no final do ciclo, o plástico é aproveitado ainda para fabricar os sacos de lixo que são utilizados por